Conheça os bastidores do esporte paralímpico com a série Da Inclusão ao Pódio – Observatorio da Noticia
Siga o EGOBrazil nas Rede Sociais

Diversidade

Conheça os bastidores do esporte paralímpico com a série Da Inclusão ao Pódio

Publicado a

em

Nova série nacional Da Inclusão ao Pódio aborda a trajetória inspiradora de atletas paralímpicos

A série Da Inclusão ao Pódio estreia no dia 26 de agosto no sportv 2, trazendo um olhar profundo e emocionante sobre a vida e a carreira dos atletas paralímpicos brasileiros. Dirigida por André Bushatsky e com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a produção de quatro episódios, cada um com 20 minutos, explora as histórias pessoais e profissionais desses atletas, destacando desde o início de suas jornadas até o auge no esporte de alto rendimento.

Com o suporte do CPB, a série vai além das competições esportivas, abordando temas como inclusão, representatividade e a importância de referências positivas para as novas gerações.

“Os atletas são o coração de cada episódio e sua presença foi fundamental para a construção desta obra”, destaca o diretor André Bushatsky.

A produção enfrentou o desafio de condensar cerca de 20 horas de material filmado em cada episódio, sempre trazendo novas descobertas e histórias inspiradoras ao longo das gravações.

Entre os destaques, estão os depoimentos de grandes nomes como Carol Santiago, recordista mundial nos 50m livre de natação; Alessandra Oliveira, medalhista de ouro nos 100m peito nos Jogos Parapan-americanos de Santiago 2023; Gabriel Lucas Costa, promessa do parabadminton; o judoca Willians Silva de Araujo; e a nadadora Dayanne Silva; além de Sandro Hirochi, medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, e Daniel Dias, o maior medalhista da história do Brasil na natação.

A produção conta ainda com a participação de Mizael Conrado e Yohansson do Nascimento, respectivamente presidente e vice-presidente do CPB. Ambos, além de campeões paralímpicos em suas modalidades, representam a primeira diretoria do CPB composta exclusivamente por pessoas com deficiência e atletas medalhistas.

“Esta série é extremamente importante para mostrar como o esporte paralímpico é feito no Brasil, não só nas arenas esportivas, mas também em seus bastidores. A produção também vai ao encontro de uma das missões do CPB, que é colaborar para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade em todas as áreas, por meio do esporte. Acreditamos que com a série no Sportv, e em uma plataforma de streaming como a Globoplay, conversaremos com um público mais jovem. Desta forma, esperamos que mais crianças e adolescentes conheçam o esporte paralímpico, aumentando o número de praticantes para mantermos o alto nível brasileiro em missões internacionais”, afirma Mizael Conrado.

Além das competições, a série aborda a inclusão social por meio do esporte e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Cada um dos quatro episódios explora uma temática específica, oferecendo uma visão ampla do esporte paralímpico no Brasil: desde a infância dos jovens atletas até a preparação para competições internacionais, culminando na trajetória até os Jogos Paralímpicos de Paris.

Os dois primeiros episódios da série serão exibidos no dia 26 de agosto, às 21h30, no sportv 2. Os dois últimos episódios serão lançados no dia 27 de agosto, também às 21h30. Após as exibições, todos os episódios estarão disponíveis na plataforma de streaming Globoplay.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Tiago Ghidotti

Continue Lendo

Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados